Alertas laranja e amarelo são para toda a região norte do estado. Veja dicas de segurança em caso de perigo. Em Palmas também pode chover forte neste sábado (9)
Luciana Pires/Prefeitura de Palmas
A região norte do Tocantins deve registrar chuvas intensas neste fim de semana. Por causa da possibilidade de tempestades, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e amarelo. A área do Bico do Papagaio está sob alerta laranja, que indica perigo e temporais que podem chegar a 100 mm/dia.
Os alertas começaram a valer neste sábado (9) e seguem até 10h deste domingo (10). Neste período também estão previstos ventos fortes com velocidade que pode variar de 60 a 100 km/h.
Tocantins tem alertas de chuvas intensas
Divulgação/Inmet
Entre as cidades em alerta estão Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Tocantinópolis e Ananás. Veja a lista completa de municípios aqui. Tanto no alerta laranja quanto no amarelo há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Apesar de não estar na área marcada, em Palmas também pode chover forte. A Defesa Civil Municipal da capital publicou aviso de risco de chuvas intensas com chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos.
Para evitar acidentes em caso de rajadas de vento o Inmet informou as seguintes instruções:
Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Em casos de riscos e acidentes ligue para a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193)
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
