Reunião entre ministros da Rússia e Ucrânia termina sem acordo para cessar-fogo

0
197

Dmytro Kuleba, da Ucrânia, afirmou que não foi fácil ouvir Sergei Lavrov durante o encontro; para ele, a lista de demandas do russo é, na prática, uma exigência de rendição. Ministros de Relações Exteriores de Rússia e Ucrânia se encontram na Turquia
Não houve progresso para se chegar a um cessar-fogo no encontro que aconteceu entre os ministros de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e Rússia, Sergei Lavrov, nesta quarta-feira (10).
A reunião aconteceu na cidade de Antalya, na Turquia.
Compartilhe pelo WhatsApp
Compartilhe pelo Telegram
Kuleba afirmou que não foi fácil ouvir Lavrov durante o encontro, e que a Ucrânia não vai se render, e que a lista de demandas do russo é, na prática, uma exigência de rendição.
Para ele, a narrativa do russo é que eles vão seguir com as agressões até que a Ucrânia atenda essas demandas.
Segundo o ucraniano, o russo seguiu com a retórica tradicional durante o encontro que os dois tiveram na Turquia nesta quarta-feira (10).
Ele afirmou que a situação mais difícil no momento é em Mariupol, no sul do país. Segundo Kuleba, ele pediu um corredor humanitário na cidade, mas Lavrov não se comprometeu a garantir uma saída para os moradores da cidade.
Kuleba disse que está pronto para outros encontros nesse formato.
Leia também
Três morreram em ataque a hospital no sul da Ucrânia, diz vice-prefeito; para russo, local havia sido tomado por radicais e não havia pacientes lá
‘Eles mentiram para nós’, diz prefeito de Mariupol sobre ataque russo durante cessar-fogo para evacuar civis
Os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba (de costas), e da Rússia, Sergei Lavrov, reúnem-se na cidade turca de Antalya no dia 10 de março de 2022 para discutir a guerra na Ucrânia
Cem Ozdel/Ministério das Relações Exteriores da Turquia/AFP
Russo: Oeste se comporta de forma perigosa
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que o Oeste se comporta de forma perigosa ao fornecer armas para a Ucrânia.
Aqueles que entregam armas aos ucranianos e mercenários precisam entender o perigo, disse Lavrov.
Ele teve um encontro com Dmytro Kuleba, ministro da mesma pasta da Ucrânia,
A Ucrânia, disse o russo, planejou um ataque às regiões separatistas de seu país, que são apoiadas pelo governo da Rússia.
Ele falou sobre o bombardeamento de um hospital em Mariupol, no sul da Ucrânia: o hospital já está sob o controle de radicais ucranianos, e não havia pacientes lá. Segundo ele, a mídia dos países ocidentais não publicou os dois lados da história.
Veja vídeos para entender o conflito entre Rússia e Ucrânia

Fonte: G1 Mundo