Instalação petrolífera na Arábia Saudita pega fogo após ataque

0
208

Coluna de fumaça sobre Jeddah nesta sexta-feira (25)
AFP/Andrej Isakovic
Uma instalação da petrolífera Aramco está em chamas na cidade saudita de Jeddah, informaram fontes da agência Reuters nesta sexta-feira (25). A provável causa é um ataque, segundo a mesma agência.

Uma enorme nuvem de fumaça preta pode ser vista subindo sobre a cidade, que fica na costa do Mar Vermelho.
Os autores ainda não foram apontados, mas grupo houthi, do Iêmen, disse na sexta-feira que emitirá uma declaração sobre uma grande operação militar “nas profundezas da Arábia Saudita”.
No domingo, o movimento, que é alinhado ao Irã, disparou mísseis e drones contra instalações sauditas de energia e dessalinização de água, causando uma queda temporária na produção de uma refinaria, mas sem vítimas, disseram o Ministério de Energia e a mídia estatal sauditas.
Os ataques de drones do domingo atingiram um terminal de distribuição de produtos petrolíferos na região de Jizã, no sul do país, uma usina de gás natural e a refinaria Yasref no porto de Yanbu, na costa do Mar Vermelho, informou o ministério em comunicado.
A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita que luta contra os houthis no Iêmen há sete anos disse que os ataques na noite de sábado e na manhã deste domingo também atingiram uma usina de dessalinização de água em Al-Shaqeeq, uma usina de energia em Dhahran al Janub e uma instalação de gás em Khamis Mushait.
Mais tarde no domingo, outra unidade de distribuição da Aramco foi atacada na cidade de Jidá, no Mar Vermelho, causando incêndio em um dos tanques, segundo a coalizão liderada pela Arábia Saudita. O fogo foi controlado e não resultou em vítimas, disse.

Fonte: G1 Mundo