Idosa de 91 anos com pneumonia cai da maca na porta de hospital e fica com ferimentos no rosto: ‘caiu e rolou no chão’ diz bisneto

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Por causa da queda, a paciente chegou a perder sangue, teve lesões no rosto e parte de um dos cotovelos ficou com ferimento exposto. Idosa teve piora no quadro clínico após cair de maca em frente ao Hospital Regional de Guaraí
Reprodução
Jovelina Pereira dos Santos, de 91 anos, internada por causa de uma pneumonia, caiu de uma maca enquanto estava sendo transportada após um fazer exame de tomografia. Caso aconteceu em frente ao Hospital Regional de Guaraí, neste sábado (23). Segundo o bisneto da vítima, Marllon de Souza Reis, ela teve piora no quadro de saúde após a queda.
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Antes do acidente, a idosa estava estável e tinha sido levada para uma clínica que fica próxima ao hospital, para fazer uma tomografia, já que o exame não é realizado na unidade. Jovelina vive acamada e só poderia ser levada por meio de ambulância. Segundo o bisneto, o acidente aconteceu na volta.
“Na hora de voltar quando foi tirar ela, o motorista tirou a maca da ambulância e minha bisavó caiu, bateu o rosto, o braço e rolou no chão”, explicou.
Por causa da queda, a paciente chegou a perder sangue, teve lesões na cabeça e parte de um dos cotovelos ficou com ferimentos expostos.
Hospital Regional de Guaraí
Divulgação
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o órgão não compactua com atitudes que diferem do atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os usuários podem se manifestar por meio da Ouvidoria do SUS. (Veja a nota na íntegra abaixo)
Já sobre o exame de tomografia em Guaraí, a secretaria disse que esses exames de alta complexidade estão disponíveis apenas nas unidades próprias porte III. Guaraí é de porte II e por isso, o exame foi feito em uma clínica terceirizada. No Tocantins, quatro hospitais são porte III.
Jovelina, que mora em Pedro Afonso, tinha sido levada para o hospital regional no dia 15 deste mês onde foi diagnosticada com pneumonia. Por causa da doença, ela teria que realizar a tomografia, motivo que pela qual foi transferida para Guaraí.
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Depois do acidente, Jovelina foi levada para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), por causa do agravamento do quadro clínico. Segundo o Marllon, a idosa e a filha ainda estão na unidade e aguardam os resultados dos exames de raio-x para saber se a paciente também quebrou os braços com a queda.
“Os médicos suspeitam que ela está com os dois braços fraturados. Ela fez o exame de raio-x, mas a gente só vai saber quando for para a visitação, que começa 16h. Minha avó deve ir para ver a situação”.
No dia do acidente a Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência sobre a situação. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) o caso foi registrado e a polícia vai apurar as circunstâncias da ocorrência.
Confira a nota da SES na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que a paciente citada foi acolhida no Hospital Regional de Guaraí (HRG) na quinta-feira, 21, onde recebeu toda a assistência necessária ao seu quadro clínico, até sua transferência para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), no dia 23, onde segue sob os cuidados da equipe multiprofissional.
Sobre a reclamação citada, a SES-TO não foi notificada e pontua que não compactua com quaisquer atitudes que diferem do atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e toda pessoa pode manifestar-se por meio da Ouvidoria do SUS, um canal seguro, para relatos de queixas e elogios a respeito dos serviços e acolhimentos recebidos nas unidades sob sua gestão. Os contatos são: (63) 3218-2025 ou o 0800 64 27200. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa. Todas as denúncias recebidas, são abertos processos investigativos e tomadas as medidas legais cabíveis.
Sobre a tomografia a SES-TO esclarece que os exames de alta complexidade estão disponíveis para os usuários do SUS em unidades próprias porte III, nas demais são ofertados em serviços contratualizados ou credenciados, dentro da localidade de referência do paciente, para maior comodidade e agilidade no atendimento.
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Fonte: G1 Tocantins