Governador venceu as eleições neste domingo (2) após conseguir 58,14% dos votos. Ele prometeu que não vai aumentar impostos e comemorou número de deputados eleitos pelo partido. Governador Wanderlei Barbosa responde questionamentos após ser reeleito
Durante entrevista ao Jornal Anhanguera 1ª edição, nesta segunda-feira (3), o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) falou sobre as prioridades e desafios para os próximos quatro anos de mandato. Ele foi reeleito para governar o Tocantins neste domingo (2) com 58,14% dos votos.
O governador afirmou que o novo mandato começa imediatamente e pretende dar continuidade ao que vem fazendo. Ele elegeu a saúde como uma das prioridades e falou das obras do Hospital Geral de Palmas, entrega dos hospitais em Araguaína e Gurupi, e construção do Hospital da Mulher.
“Temos uma saúde que precisa atenção do governo, por mais que a gente faça, por mais que agente melhore ainda temos muitas dificuldades na saúde”, analisou.
LEIA TAMBÉM
Wanderlei Barbosa é reeleito governador do Tocantins
Conheça os deputados estaduais eleitos e como fica a bancada na Assembleia Legislativa do TO
Wanderlei prometeu reformar 122 escolas e recuperar a malha rodoviária do estado. Ele afirmou novamente que pretende fazer concursos públicos na área da educação, saúde e Polícia Civil. Os concursos, inclusive, tinham sido anunciados e estariam em fase de estudos.
“Estou com o edital pronto [para Polícia Civil]. Vamos fazer um concurso no ano que vem, para aumentar a segurança pública […] A civil nós vamos fazer um novo concurso e a militar nós já fizemos o concurso, estamos recrutando e vamos chamar mais policiais agora em janeiro”, afirmou.
Governador Wanderlei Barbosa foi entrevistado na TV Anhanguera
Reprodução/Divulgação
Na área econômica, o governador afirmou que pretende industrializar o estado e gerar emprego sem aumentar impostos.
“Meu governo não tem de aumento de tributos, essa pauta não passará pelo meu gabinete e nem mandarei para a Assembleia. Eu vou discutir dentro daquilo que nós temos hoje e melhorar. Nós vamos aumentar não é com o tamanho da alíquota, vamos aumentar a arrecadação é com o volume de vendas, favorecendo o empresário”, afirmou.
Denúncias e polêmicas
Wanderlei Barbosa comentou as recentes denúncias de ter aumentado o número de contratos temporários meses antes da pandemia e contratado influenciadores digitais para ajudar na campanha de forma irregular.
“Estou tranquilo quanto a isso. Se você pegar os últimos 12 anos não houve concurso, a nossa comunidade cresce, as pessoas aposentam […] Nós contratamos aquilo que era necessário”, afirmou.
Segundo ele, o número de contratados vai diminuir com a realização de concursos. “Nenhum destes profissionais são cabos eleitorais. Todos eles são profissionais nos seus postos de trabalho”.
Governabilidade
O partido do governador, Republicanos, elegeu sete deputados para Assembleia Legislativa e mais dois para Câmara Federal. A base aliada pode facilitar a aprovação de propostas do governo ao longo dos próximos quatro anos. Wanderlei afirmou que vê o resultado com muita alegria.
“Nós vamos buscar nos aproximar cada vez mais daqueles que se reelegeram e daqueles que elegeram eu também tenho muitos amigos que se elegeram. Tenho toda a condição de conversar e tê-los na nossa base, tê-los próximo da gente. Eu não tenho dificuldade de conversar com ninguém porque não vou fazer um governo de contendas, vou fazer um governo de união”, projetou.
Wanderlei manteve ainda o posicionamento em não declarar apoio a nenhum dos candidatos que disputam a presidência da República e não descartou fazer mudanças em secretarias.
No fim da entrevista o governador respondeu perguntas de telespectadores sobre projetos de habitação, duplicação de rodovias, regulação em hospitais públicos e mudanças no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins. Veja as respostas no vídeo abaixo.
Governador reeleito Wanderlei Barbosa responde telespectadores
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
