Soberana Plus, vacina cubana contra a Covid, é aprovada por Belarus

0
198

Adquiridas por vários países como Venezuela, Nicarágua, Irã e Vietnã, as vacinas cubanas se baseiam em uma proteína recombinante, a mesma técnica usada pela norte-americana Novavax e pela francesa Sanofi. Foto mostra freira em sala de vacinação antes de receber vacina contra a Covid-19 em Havana, Cuba, no dia 23 de junho. Ao fundo, na parede, há uma foto de Che Guevara.
Alexandre Meneghini/Reuters
A Belarus aprovou nesta quarta-feira (27) o uso emergencial da Soberana Plus, uma das três vacinas anticovid-19 desenvolvidas por Cuba. O anúncio foi feito pelo Instituto Finlay de Vacinas de Havana, que produz o imunizante.
Assim, a Belarus se tornou o primeiro país europeu a aprovar uma vacina cubana contra a Covid-19.
Soberana Plus
A Soberana Plus é aplicada em dose única e se destina, especialmente, a adultos convalescentes do vírus. Também é usada como uma terceira dose de reforço depois da aplicação de duas injeções da Soberana 02.
Cuba anuncia até março a vacina contra a Covid-19.
Além desses dois imunizantes, a agência reguladora de Cuba autorizou, até o momento, o uso emergencial da vacina anticovid Abdala, produzida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) de Havana.
Os cientistas cubanos avançam nos testes finais de outros dois candidatos a imunizante: Soberana 01 e Mambisa. Esta última é a única a ser ministrada por spray nasal.
Venezuela, Nicarágua, Irã e Vietnã
Adquiridas por vários países como Venezuela, Nicarágua, Irã e Vietnã, as vacinas cubanas se baseiam em uma proteína recombinante, a mesma técnica usada pela norte-americana Novavax e pela francesa Sanofi.
Segundo cientistas cubanos, elas têm uma eficácia superior a 90% para prevenir a doença com sintomas.
Sob embargo dos Estados Unidos desde 1962, Cuba começou a desenvolver suas próprias vacinas na década de 1980 e descobriu a primeira contra a meningite B.
Hoje, quase 80% das vacinas incluídas em seu programa de imunização são fabricadas na ilha.
Até esta quarta-feira, Cuba aplicou suas vacinas anticovid em 90,01% de seus 11,2 milhões de habitantes, conseguindo controlar a pandemia e o número de mortes no território.
Mais de 1,1 milhão de cubanos infectados, 8.529 morreram até o momento. Nas últimas 24 horas, 98 novos casos foram registrados.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1 Mundo