Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Três homens são presos pela morte brutal do congolês Moïse Kabagambe, no Rio. Chuvas na Grande SP deixam mais de 30 mortos, e 14 municípios entram em estado de emergência. Vazamento de esgoto em obra do Metrô de São Paulo abre cratera gigantesca na Marginal Tietê, uma das principais vias da capital paulista. Selic atinge a maior taxa mundial de juros reais, com 10,75%. Rihanna e A$AP anunciam gravidez do primeiro filho. Depois de 45 dias, cachorra Pandora é encontrada no aeroporto onde sumiu.
Newsletter do g1: receba um resumo com as notícias do dia no seu e-mailMorte brutal do congolês Moïse
Moise em foto montagem com suspeitos
Reprodução e REUTERS/Alexandre Loureiro
“Uma pessoa de outro país que veio no seu país para ser acolhido. E vocês vão matá-lo porque ele pediu o salário dele?”
A frase foi dita pelo primo do congolês Moïse Kabagambe, refugiado político no Brasil desde 2014, que foi morto brutalmente por espancamento no dia 24 de janeiro em um quiosque na praia da Barra da Tijuca, no Rio. Ele trabalhava no local por diárias e, segundo a família, foi vítima de agressões depois de cobrar o pagamento de R$ 200 (equivalente a duas diárias) que estava atrasado. Imagens de segurança do quiosque mostram que a briga começou depois de uma discussão (assista aqui).
Objetos como um pedaço de madeira e um taco de beisebol foram usados contra a vítima, que foi atacada por 5 agressores, segundo testemunhas. Em vários momentos é possível ver que o congolês não oferecia resistência enquanto levava golpes. Seu corpo foi achado amarrado em uma escada. A polícia prendeu preventivamente Aleson Cristiano de Oliveira Fonseca, o Dezenove; Brendon Alexander Luz da Silva, o Totta; e Fábio Pirineus da Silva, o Belo (saiba quem são eles). Todos trabalham na praia, mas nenhum é funcionário do quiosque. Os acusados negam que tenham tido a intenção de matar.
Leia mais sobre o caso:BRENDON: Lutador que derrubou e imobilizou Moïse disse ter a ‘consciência tranquila’
‘NÃO OLHA’: Moïse foi espancado enquanto clientes compravam refrigerante
VÍDEO: Entenda em cinco pontos a agressão brutal que matou Moïse
DIREITOS HUMANOS: Ministra Damares reclama de cobrança para que se manifeste
Tragédia da chuva em SP
Bombeiros encontram mais um corpo na tarde desta quinta-feira (3) após deslizamento causado pela chuva em Franco da Rocha, na Grande SP.
Reprodução/GloboNews
Mais de 30 mortos e ao menos 14 municípios com estado de emergência decretado após as fortes chuvas que começaram no último fim de semana no estado de São Paulo. O triste balanço é resultado de fenômenos climáticos somados à falta de planejamento urbano na gestão de áreas de risco, segundo especialistas. As chuvas causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos.
A cidade de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, foi uma das mais atingidas. Mais de um terço dos mortos era do município, que deverá receber repasse de R$ 8 milhões para conter os impactos da tragédia. Na Grande São Paulo, Arujá, Embu das Artes, Francisco Morato e Osasco também sentiram os efeitos dos temporais. No interior, houve estragos cidades como Jaú, Ribeirão Preto e Várzea Paulista. Bebês, crianças, adolescentes e famílias inteiras perderam suas vidas.
FAMÍLIAS EM LUTO: Veja quem são as vítimas da chuva em SP
O QUE FAZER: Saiba como ajudar moradores das cidades atingidas
ANTES E DEPOIS: Os estragos da chuva em Franco da Rocha
PLAYLIST: Assista aos vídeos das chuvas e dos estragos causados
Cratera no meio da Marginal
Veja como estava e como ficou a cratera aberta na Marginal Tietê
As imagens impressionam: um buraco que foi crescendo à medida que mais asfalto da Marginal Tietê desmoronava e transformava trecho de uma obra da Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo em uma imensa cratera. O motivo foi o vazamento de esgoto de um supertúnel de 7,5 quilômetros. O momento em que os dejetos começam a vazar em frente à abertura feita pelo equipamento conhecido como “tatuzão” foi filmado (assista).
Operários correram para se proteger e, felizmente, ninguém se feriu. O impacto do acidente foi sentido no trânsito, que virou um caos. O rodízio de veículos precisou ser suspenso. Foram necessários 4 mil m³ de concreto, equivalente a 650 caminhões betoneira, para tapar o buraco, mas uma das vias da Marginal, a pista local, ainda não tem prazo para ser reaberta para os carros.
VÍDEO: Veja como cratera foi aumentando ao longo das horas
‘TATUZÃO’: O equipamento de 10m de altura e 109m de comprimento ‘engolido’ por esgoto
Mudanças na prova de vida do INSS
Governo vai assinar portaria que altera regras para prova de vida do INSS
Beneficiários do INSS não vão mais precisar se deslocar para fazer a prova de vida, que é obrigatória para evitar fraudes. O pagamento é feito a pelo menos 5 milhões de pessoas com mais de 80 anos.
A partir de agora, fatores como renovação de documentos, vacinação, votação em eleições e até registro de consultas no SUS servirão para o governo confirmar se a pessoa que recebe o benefício está viva. Veja a lista completa aqui.
As mudanças já valem para os aniversários dos segurados que ocorrerem a partir de 3 de fevereiro, data em que a portaria com novas regras foi publicada no Diário Oficial.
Aumento da tensão Rússia x Ucrânia
Tensão na Ucrânia
Reprodução
Aeronaves russas interceptadas por caças americanos, britânicos e noruegueses no mar Báltico e no mar de Barens, perto do Ártico. Era esse o clima entre países membros da Otan e a Rússia nesta sexta-feira (4), em meio à escalada de tensão com a possibilidade de invasão da Ucrânia pelos russos. A Otan afirma que a interceptação ocorreu após serem identificados quatro caças da Rússia que “não haviam apresentado planos de voo e não estavam se comunicando com o Controle de Tráfego Aéreo”.
No dia anterior, a Otan havia afirmado que a Rússia estava transportando cerca de 30 mil soldados, alguns blindados, tanques, aeronaves e armas modernas para Belarus. Treinamentos militares estão sendo feitos na região, e os dois países não escondem que os exercícios são uma resposta à presença da Otan no leste europeu. Para os EUA, Rússia está planejando encenar um falso ataque da Ucrânia para justificar uma invasão russa ao país, mas os russos negam.
Operação dos EUA na Síria
Construção que foi alvo de ataque noturno das forças de operações especiais dos Estados Unidos, contra supostos jihadistas, no noroeste da Síria. Ataque deixou 13 mortos, incluindo 7 civis, em 3 de fevereiro de 2022.
Aaref Watad/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta semana que o chefe do Estado Islâmico, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, morreu durante uma operação das forças especiais americanas na Síria. O ataque deixou 13 mortos, incluindo 6 crianças e 4 mulheres, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). Foi a maior operação as
americana no país desde a morte do então chefe do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, em 2019. Segundo o presidente americano, al-Qurayshi teria acionado dispositivos explosivos ao ser cercado pelas Forças Especiais americanas – detonando o terceiro andar do edifício em que se localizava. Os EUA afirmam que a ação evitou pôr a vida de civis em risco. Leia na reportagem.
Leia: Quem é Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, chefe do Estado Islâmico morto em operação na Síria
Bolsonaro investigado
A Polícia Federal concluiu que houve crime quando, em uma live, o presidente Jair Bolsonaro divulgou informações sigilosas de uma investigação. A PF, no entanto, não indiciou o presidente sob a justificativa de que ele tem foro privilegiado. Na live, Bolsonaro mencionou informações de um relatório parcial da PF sobre um ataque hacker ao TSE em 2018 (que não comprometeu as urnas eletrônicas). O presidente usou os dados para tentar embasar suas suspeitas infundadas sobre a segurança das urnas.
O crime cometido, segundo a PF, foi o de divulgação de segredo. As conclusões da PF vão ser entregues ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso. Agora, Moraes deve encaminhar a conclusão da PF para a Procuradoria-Geral da República (PGR) analisar se vai denunciar os investigados, pedir para aprofundar as investigações ou arquivar o inquérito. Em tese, também existe a alternativa de Moraes autorizar a PF a pedir o indiciamento. O Planalto não quis se manifestar.
Selic em dois dígitos
O Brasil é novamente o país com a maior taxa mundial de juros reais, com 10,75%. Em outubro do ano passado, o país também esteve no ranking que leva em consideração os juros praticados em 40 países. A alta se dá depois da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de elevar a taxa básica de juros no Brasil. Entenda qual o impacto da taxa de juros na economia.Biblioteca cenográfica desfeita em julgamento
O julgamento virtual do Tribunal de Justiça do Amazonas era de verdade, mas a estante com livros empilhados atrás de um dos desembargadores…. Era tudo cenográfico! E o cenário foi desfeito em pleno julgamento. É que o desembargador encostou a cadeira na biblioteca fake, atrás dele, e ela caiu no chão. Ao olhar para a câmara e ver que ninguém comentou nada, o magistrado se levantou e colocou tudo no lugar. Durou apenas alguns segundos, bem menos tempo do que se fossem livros de verdade. Leia a reportagem aqui e veja o vídeo abaixo:
Biblioteca cenográfica de desembargador tomba durante sessão do TJ-AM
Choro e desmaio: o reencontro de Pandora
Após 45 dias de muita angústia, a família da cachorrinha Pandora finalmente reencontrou o animal. Ela havia desaparecido no Aeroporto Internacional de Guarulhos durante uma conexão de voos entre Recife e Navegantes, em 15 de dezembro, e foi encontrada debaixo de uma ponte no Terminal 3 por um funcionário do aeroporto, no último dia 30. A mãe do dono de Pandora, Terezinha Branco Bezerra, foi a primeira pessoa a chegar ao local e desmaiou ao abraçar a cadelinha, que chegou a perder 8 kg durante o tempo em que esteve sumida.
Choro e desmaio: veja o momento do reencontro da família com a cachorra Pandora em SP
Rihanna grávida
Rihanna está grávida do primeiro filho com A$AP Rocky
Reprodução/Instagram/DIGGZY
Os boatos eram verdadeiros: a heroína nacional de Barbados está grávida do primeiro filho. Rihanna e o rapper A$AP Rocky foram fotografados em Nova York, no último fim de semana. Em dezembro, a cantora bilionária chegou a desmentir rumores da gravidez, que foi recebida pelos fãs com uma enxurrada de memes: “Será que dá tempo de reencarnar na barriga da Rihanna?”
Festa de Iemanjá
Festa de Iemanjá, em Salvador
Edilton Brito/TV Bahia
Dia 2 de fevereiro é Dia de Iemanjá. Assim como em 2021, este ano a tradicional festa em Salvador foi cancelada por causa do aumento de casos de Covid na Bahia. Reconhecida como Patrimônio Cultural de Salvador desde 2020, a festa costuma atrair uma multidão de devotos, praticantes de diferentes religiões, além de turistas.
Desta vez, apenas integrantes do terreiro tiveram acesso à praia do Rio Vermelho, mas, mesmo assim, desde as primeiras horas de quarta-feira era possível ver pessoas oferecendo flores e pequenos balaios no mar. Muitas conseguiram chegar ao local onde acontece o ponto alto da festa caminhando pela faixa de areia, por conta da maré baixa.
Saiba quem é a divindade africana que ganhou feição branca no Brasil
Rio de Janeiro: cortejo marca comemorações para Iemanjá
Também teve isso
Fim: Medina e Yasmin, Saulo Poncio e Gabi Brandt… veja casais que se separaram em 2022
Conforto: como escolher cadeira para o home officeRacismo: Sargento da Marinha mata vizinho e diz tê-lo confundido com bandido
Prova de vida do INSS: governo publica portaria com novas regrasGestão Bolsonaro: desmatamento na Amazônia cresce quase 57%
Argentina: o que sabe sobre morte de pessoas por ‘cocaína envenenada’
Fonte: G1 Mundo
