Unidades de saúde em Palmas promoverão Dia D para incentivar mulheres a fazerem exames preventivos. Em Araguaína, foi inaugurada a Clínica da Mulher que oferece consultas e exames gratuitos. Semus realiza ações para incentivar diagnóstico precoce do câncer de mama
Cidades do Tocantins estão realizando ações durante outubro para incentivar a prevenção ao câncer de mama e ao do colo do útero. Em Palmas, a programação começa nesta quinta-feira (6) e, ao longo deste mês, cada unidade de saúde promoverá um dia D para atender um maior número de mulheres de cada região.
Já em Araguaína, norte do estado, foi criada a Clínica da Mulher, que oferece consultas e exames gratuitos para prevenção e diagnóstico dos cânceres. Veja como será a programação nas duas cidades:
Palmas
A Secretaria Municipal de Saúde dá início, nesta quinta-feira, à programação do Outubro Rosa. Três unidades de saúde – a da 409 Norte, 806 Sul e José Hermes – sediarão as primeiras atividades.
A coordenadora de ciclos de vida, Pâmela Eva Teixeira, explicou que durante todo o ano são realizadas atividades voltadas para coleta do preventivo de câncer do colo de útero, solicitação de mamografia e exames físicos das mamas.
Unidades de saúde terão Dia D para incentivar mulheres a fazerem prevenção ao câncer
Secom Palmas/Divulgação
Ao longo deste mês, essas ações serão reforçadas para que mais mulheres façam os exames preventivos. Segundo a coordenadora, nesta campanha, cada unidade fará um Dia D para mobilizar as moradoras da capital.
“Além de ter um dia específico para isso dentro das unidades, também serão realizadas atividades norturnas e finais de semana de acordo com o público de cada unidade. Haverá um cronograma especial e um dia D específico para a população para que neste mês a gente consiga enfatizar mais e aumentar esse número de coleta de preventivos e a solicitação de mamografia para mulheres”, disse.
A orientação é que as mulheres procurem informações junto à unidade de saúde mais próxima para saber quando será o Dia D ou o melhor momento para serem atendidas. “O exame preventivo de câncer de colo de útero é de livre demanda. É só chegar e realizar a coleta”, afirmou.
Araguaína
Araguaína tem novo instituto para diagnóstico de câncer de mama
Na região norte do estado, em Araguaína, foi inaugurada a Clínica da Mulher, o mais novo ponto de apoio para o público feminino na prevenção dos cânceres de mama e colo de útero. O serviço é uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína e o Hospital de Amor de Barretos (SP).
O espaço conta com recepção, área administrativa, consultório de mastologia, ginecologia, sala de mamografia, ultrassonografia, sala para coleta de Papanicolau e sala de observação. Para o funcionamento, há uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, farmacêutico, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistente administrativos.
O instituto terá capacidade para atender 100 pacientes por dia com a oferta de 50 mamografias e 50 exames de Papanicolau. Para agendar consultas, a paciente pode ir até o instituto presencialmente com os documentos pessoais ou ligar no telefone (63) 3413 6000. A marcação também pode ser feita via encaminhamento da UBS.
Os serviços oferecidos têm o reforço da carreta móvel, que leva os exames preventivos até os bairros e outras cidades da região.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
