Prefeitura fecha mais de 400 pontos de lançamento de esgoto irregulares que poluíam córregos de Araguaína

0
145

Ligações clandestinas foram identificados durante a construção da Via Norte, que terá primeira etapa inaugurada na quinta-feira (15). Via Norte, em Araguaína
Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
Mais de 400 ligações de esgotos clandestinas foram identificadas durante a construção da primeira etapa da Via Norte, em Araguaína, na região norte do estado. Os dejetos das ligações eram lançados e poluíam os córregos Canindé e Neblina.
De acordo com a Prefeitura de Araguaína, as ligações foram encerradas com a canalização do trecho da via, previsto para ser entregue nesta quinta-feira (15), na rotatória com a Avenida Castelo Branco.
Até março do ano passado, no início das obras, a prefeitura já havia encontrado mais de 30 ligações do mesmo tipo, em que os resíduos eram lançados no córrego Neblina. Na época, Os proprietários de imóveis flagrados em situação irregular chegaram a ser notificados, mas a prefeitura informou que as equipes fechavam as ligações irregulares assim que as encontravam. Ao final da primeira etapa da obra, chegou ao resultado de mais de 400 ligações ilegais.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Araguaína encontra mais de 30 pontos de lançamento de esgoto em córrego
Com ajuda da tecnologia, mais de 4,5 mil kg de lixo são retirados da rede de esgoto de Araguaína
A gestão informou que a construção da avenida levou em consideração um projeto que tem o objetivo de reduzir os prejuízos ambientais causados em ocupações irregulares nas margens e nascentes dos córregos da cidade. Moradores e a prefeitura chegaram a assinar um termo para a construção e recuperação da região por onde passa a nova avenida.
Com os esgotos fechados e canalizados, surgiram bocas de lobo para escoamento. Para evitar que o lixo vá parar nos córregos da cidade, agora os moradores precisam manter a limpeza das vias.
Próximas etapas
A prefeitura ressaltou ainda que a canalização continuará até as nascentes do Córrego Neblina. Mas esse é o projeto de outra avenida da cidade, a Via Parque, onde está prevista a construção do parque de preservação Nascentes do Neblina. Também estão previstas a criação de três bacias de detenção iguais a às margens da Avenida Castelo Branco.
Com apoio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, a gestão está dando orientações aos moradores das regiões para que o lixo seja destinado da forma correta.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins