Município disse que considerou o cenário epidemiológico mundial e também ouviu a opinião da população por meio de enquete. Evento também foi cancelado em 2021 por causa da pandemia. Multidão no primeiro dia do Carnaval de Gurupi em 2019
Divulgação/Prefetura de Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, no sul do estado, decidiu cancelar o Carnaval de 2022. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (13) pela prefeita Josi Nunes (PSL). A decisão levou em consideração o cenário epidemiológico mundial e também ouviu a opinião da população.
“Não teremos Carnaval no próximo ano pela preservação da saúde, da vida, da economia, das famílias de Gurupi, da região e do nosso Estado”, disse a prefeita.
No início deste mês o município fez uma consulta pública por meio de um aplicativo e 90,17% dos participantes foram contra o evento. “Essa decisão não poderia vir apenas de uma única pessoa, ela teria que ser discutida e dialogada e foi por isso que todos nós investimos um tempo buscando a opinião dos gurupienses, dos comerciantes e empresários”, frisou.
O Carnaval em Gurupi tradicionalmente promove uma das maiores festas do estado com grande importância econômica e cultural. O evento também foi cancelado em 2021 por causa da pandemia.
Segundo o município, na pesquisa realizada 55,80% dos participantes afirmaram que a realização do Carnaval em 2022 seria um risco para a saúde da população e outros 34,37% acreditam que com o cenário pandêmico é incerto e por isso é melhor evitar o Carnaval.
Vacinação
A consulta pública revelou que 77,43% dos participantes tomaram a 1ª e 2ª dose da vacina contra a Covid-19. O município afirmou que seguir avançando na vacinação tem sido um desafio.
“Aproximadamente 30% da nossa população não se vacinou. São pessoas que ainda resistem à ideia de se vacinarem contra a Covid-19. Cerca de 70% da população de Gurupi já tomou a primeira dose da vacina e pouco mais de 50% completou o esquema vacinal, ou seja, recebeu a primeira e a segunda dose do imunizante”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde, Marcus Teixeira Marcolino.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins