Mesmo com promessa de retorno, transporte não aparece e alunos de assentamento ficam sem ir à escola

0
69

Prefeitura de Porto Nacional tinha informado que o transporte voltaria a partir desta segunda-feira (8), mas alunos ficaram esperando. Comunidade está prejudicada há pelo menos 20 dias. Após promessa da prefeitura de Porto Nacional, alunos continuam sem transporte escolar
Mais uma semana começou e os gêmeos Kaleb e Davi, de 11 anos, moradores o Assentamento Água Branca, em Porto Nacional, se prepararam com animação para ir à escola. Era um dia de muita expectativa. Mas tudo foi por ‘água abaixo’ porque mais uma vez o transporte escolar não apareceu.
Os meninos são portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para a mãe, Luziene dos Santos, sem essa ajuda eles podem ter o ensino prejudicado. Os meninos já estão há mais de 20 dias sem conseguir ir à escola.
“Voltei com eles, meio tristinhos. Um dos meus filhos falou mamãe, não deu, então vamos voltar para casa”, disse Luziene.
Os gêmeos Kaleb e Davi, de 11 anos, estavam na expectativa de voltar à escola
Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Crianças de assentamento ficam 20 dias sem estudar por causa de problemas no transporte escolar
Outras crianças da região também enfrentam as mesmas dificuldades para conseguir estudar. Para chegar ao ponto onde o ônibus passa, é preciso subir uma serra de cerca 700 metros, que casa qualquer adulto, imagine uma criança.
Rita de Cássia também reclama da falta de transporte no setor para as crianças. “Isso é uma injustiça. Meu filho mais novo tem seis anos de idade, para ele subir essa serra aqui meio dia, para estar no ponto às 12h40. É muito cansativo, muito desgaste. Chegar não consegue nem aprender muita coisa, já chega cansado”, contou.
Crianças da comunidade também estão prejudicadas
TV Anhanguera/Reprodução
Por falta de infraestrutura, a kombi que pega as crianças não desce a serra. Também não tem como veículos passarem por uma ponte de madeira que fica na região.
Luziene também se preocupa com a situação, principalmente pelos filhos serem crianças que precisam de um atendimento diferenciado. “Me preocupo muito não só com os meus, porque eu creio que a sociedade em geral não se preocupa com a criança especial. Mas a mãe que sabe o que o filho necessita. Crianças que não tem especialidade nenhuma estão sofrendo um prejuízo terrível”, completou.
O que diz a prefeitura
Na quinta-feira (4), a Prefeitura de Porto Nacional tinha afirmado que o transporte escolar seria normalizado nesta segunda-feira (8). Como mais uma vez a população ficou no prejuízo, a gestão informou, em nota, que notificou a empresa responsável pelo serviço para voltar a realizar o transporte de imediato.
A previsão para que os alunos do Assentamento Água Branca tenha o transporte novamente é nesta terça-feira (9).
Confira a nota na íntegra.
A Secretaria Municipal da Educação informa que a empresa do transporte escolar que faz o percurso no assentamento Água Branca já foi notificada ainda no início da manhã desta segunda-feira, 08, para que o serviço seja normalizado imediatamente. A previsão é de que nesta terça-feira, 09, o transporte escolar volte a sua normalidade na região.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins