Com o prazo estendido, interessados podem se inscrever até quarta-feira (22). Festival Gastronômico de Taquaruçu ofecerá comidas típicas do Tocantins e região
Divulgação/Prefeitura de Palmas
O prazo de inscrição no 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu que terminaria nesta sexta-feira (17) foi prorrogado por mais cinco dias. Com o período maior, interessados que querem concorrer aos prêmios têm até quarta-feira (22) para fazer o cadastro.
Evento que valoriza ingredientes culinários regionais com prêmio de até R$ 7 mil será em setembro deste ano. Saiba tudo sobre quantidade de vagas, categorias, critérios e premiações.
A inscrição é gratuita e feita pela internet, no site da prefeitura. Os interessados também podem se inscrever de forma presencial no Centro de Atendimento ao Turista de Taquaruçu (Catur), Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca e no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues de Palmas das 13h às 18h.
Para se inscrever, o concorrente deverá enviar a ficha de inscrição, cópias dos documentos pessoais, ficha técnica da preparação concorrente preenchida, endereço de produção, termo de compromisso assinado e preenchido e autorização de uso de imagem.
A participação na competição final será apenas para os inscritos que se classificarem na etapa de degustação.
Para valorizar os ingredientes culinários regionais, os pratos obrigatoriamente devem conter no mínimo um ingrediente típico da culinária tocantinense, como o pequi, coco de babaçu, carne de sol, carne seca, chambari, peixes (tucunaré, tambaqui, pirarucu, surubim), mandioca, caju, manga, buriti, murici, cajá, amor perfeito, buriti, paçoca de carne seca, feijão trepapau, fava e outros ingredientes considerados da região.
As receitas participantes de edições anteriores não poderão concorrer à premiação do 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu.
Categorias e critérios
As seis categorias concorrentes do FGT 2022 são:
Comidinha Salgada
Prato Salgado
Prato Doce
Trailer/FoodTruck
Rota Gastronômica
Vegetariana – novidade (serão considerados pratos doces e/ou salgados ou comidinha, que não usem em seu preparo carnes bovinas, suínas, aves, peixes, ovo, queijo, leite e mel, ou seja, nenhum produto ou subproduto de origem animal)
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins