Hospital de Augustinópolis recebe dez leitos de UTI para atender cidades do Bico do Papagaio

0
176

Entrega faz parte de iniciativa para estruturar os hospitais do interior, evitando que pacientes façam longas viagens e desafogando os grandes centros. Hospital Regional de Augustinópolis recebe 10 novos leitos de UTI neste sábado (9)
O Hospital Regional de Augustinópolis está recebendo dez leitos de UTI para atender a população de 24 municípios no Bico do Papagaio. A entrega das novas vagas foi feita na manhã deste sábado (9).
A expectativa é de que a entrega dos leitos melhore a vida dos pacientes, que antes precisavam percorrer 250 quilômetros até Araguaína. O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, disse que também foram instalados leitos para as salas vermelha e amarela.
“A tendência é de que nós mandemos pacientes de Araguaína para fazer cirurgias em Augustinópolis para melhorar não só o atendimento da região do Bico, como de Araguaína e do estado todo […] Nós vamos melhorar um pouco a qualidade de atendimento, mas nós temos que fazer muito mais para chegar a um atendimento digno”, disse.
A entrega dos leitos faz parte de uma iniciativa para estruturar os hospitais do interior, evitando que pacientes façam longas viagens e desafogando os grandes centros, inclusive no Hospital Regional de Araguaína.
Leitos de UTI foram entregues no hospital de Augustinópolis
Reprodução/TV Anhanguera
Segundo o secretário, além dos novos leitos o hospital de Augustinópolis está recebendo obras para ampliar os partos e atendimento a recém-nascidos. Só que a maior demanda no estado, segundo ele, tem sido de procedimentos ortopédicos.
“Estamos estruturando principalmente a ortopedia, que é a nossa principal demanda. Arapoema, Guaraí e Xambioá mandam para Araguaína. Então nós estamos colocando equipamentos novos e melhorando a estrutura. Abrimos um chamamento de contratação de médico para essas regiões e estamos fazendo estudo para concurso para deixar de mandar pacientes, muitas vezes tem esse custo de deslocamento e poderia ser atendido em suas unidades hospitalares”, afirmou o secretário.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins