Secretaria de saúde disse que só em janeiro de 2022 o estado registrou 36.058 novos diagnósticos. Governo diz que casos de Covid-19 aumentaram no Tocantins
Divulgação/Governo do Tocantins
O governo do estado afirmou nesta sexta-feira (4) que os casos de coronavírus aumentaram 811% no Tocantins. Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que só em janeiro de 2022 o estado registrou 36.058 novos diagnósticos da Covid-19. Durante todo o mês de dezembro de 2021 foram 3.959 confirmações. O aumento entre os dois meses é de 811%.
Relatórios divulgados pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde), que é monitorado pelo governo, mostram que as mortes também aumentaram. Foram 33 ocorridas no mês de dezembro de 2021. Em janeiro deste ano o estado já acumula 46 pacientes óbitos, um crescimento de 39%.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde, também houve aumento de 316% no número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Foram 212 internações em janeiro de 2022. No mês de dezembro 51 fizeram tratamento intensivo por causa da doença.
O secretário de saúde do Tocantins, Afonso Piva, diz que os números podem estar relacionados com aglomerações e a transmissão da variante ômicron.
“Acreditamos que seja um reflexo das festividades de final de ano e do advento da nova variante ômicron, que já está em contaminação comunitária no Estado. Por isso, mais uma vez pedimos à população o zelo com os cuidados pessoais básicos como utilização de máscara e álcool em gel, a não aglomeração e, por fim, a vacinação de todos”, disse Afonso Piva.
Os relatórios apontam que as pessoas mais contaminadas são adultos de 30 a 39 anos. Já os idosos de 70 a 79 os que mais ocupam as UTIs e morrem.
O técnico da área de planejamento do SUS e acompanha os dados do Integra Saúde disse que a população mais jovem precisa reforçar os cuidados para evitar o avanço da doença. “Percebemos que a população mais jovem, ativa é quem faz o vírus circular e como consequência está contaminando seus idosos que, lamentavelmente, não resistem ao vírus”, disse.
Circulação da variante ômicron no TO
O governo anunciou nesta quinta-feira (3) que 70 casos da variante ômicron, da Covid-19, já foram conformados no Tocantins. Conforme a pasta, as pessoas infectadas são de 16 cidades diferentes. A Secretaria de Saúde alertou os moradores para os cuidados, já que a variante é mais contagiosa e os números apontam para uma contaminação comunitária.
Leia também:
Covid-19: por que a ômicron é tão contagiosa e outras 6 perguntas sobre a variante
Ômicron: dor de garganta se torna sintoma mais comum da nova variante da covid
O primeiro caso da infecção no estado foi confirmado em dezembro de 2021. Além de anunciar as novas confirmações, o governo disse que mais casos estão em investigação. A SES informou que não há registro de morte de nenhum paciente diagnosticado com a variante.
O g1 entrou em contato com a SES para saber em quais municípios estão os casos, mas a pasta disse que “detalhes ainda não são divulgados, o CIEVS-TO ainda está notificando os municípios sobre a detecção nestas localidades”.
O secretário de saúde do Tocantins disse que é necessário reforçar ainda mais os cuidados para evitar o avanço do vírus. “Os números apontam para a contaminação comunitária pela nova variante e reforçam que precisamos, gestão pública e população, reforçarmos os cuidados para a não proliferação do vírus”, disse Afonso Piva.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins