É a terceira vez que o comércio recebe notificação e autuação pelas irregularidades neste ano, segundo a Vigilância Sanitária. Polícia Civil também esteve no local e produtos foram descartados no lixão. Situação do açougue na hora que os fiscais chegaram
Divulgação/Vigilância Sanitária
Fiscais da Vigilância Sanitária de Guaraí, na região centro-norte do estado, flagraram mais de 400 kg de carnes, frangos e outros alimentos sendo armazenados em más condições de higiene em um supermercado da cidade. A operação aconteceu na segunda-feira (19) e foram recolhidos mais de 50 itens.
Segundo a Vigilância, o supermercado localizado no centro da cidade é reincidente com problemas no armazenamento das mercadorias. Em setembro deste ano, outra operação também flagrou alimentos em decomposição no local. Ao todo foram três autuações em 2022, fruto de denúncias.
Peças de carnes estavam no chão do açougue
Divulgação/Vigilância Sanitária
Nesta segunda-feira, os fiscais recolheram 226,280 kg de carnes bovinas; 206,700kg de frangos/cortes; 46,900 kg frutas e verduras; 21,920 kg batata palito; 7,500 kg pão de alho e pão de queijo e outros 57 produtos diversos também armazenados foram das condições exigidas.
Repolhos já em decomposição seriam vendidos
Divulgação/Vigilância Sanitária
Pelas imagens feitas por fiscais, na parte de açougue é possível ver carnes dentro de sacos furados jogados no chão, restos de alimentos empilhados, embalagens de inseticida perto das carnes e ainda irregularidade na refrigeração. Além disso, frutas e verduras se deteriorando estavam disponíveis para venda.
Situação em que estava a cozinha do supermercado
Divulgação/Vigilância Sanitária
Os alimentos passaram por laudo e foram descartados no lixão da cidade. A Polícia Civil também esteve no local e o supermercado recebeu novas notificação e autuação pelas irregularidades em descumprimento à uma resolução da Anvisa que dispõe sobre o regulamento técnico de boa práticas para serviços de alimentação. Os setores de padaria e açougue do supermercado foram interditados, informou a Vigilância Sanitária da cidade.
Todas as mercadorias foram recolhidas do supermercado
Divulgação/Vigilância Sanitária
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
