EUA anunciam sanções a 34 empresas e entidades por laço com China, Rússia e Irã

0
226
Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (9) a imposição de sanções a 34 empresas e entidades relacionadas à política da China com a minoria muçulmana uigur e também por facilitarem exportações para a Rússia e o Irã.
O grupo foi incluído na lista “por sua participação, ou risco de participação em atividades contrárias à política externa e aos interesses de segurança nacional dos Estados Unidos”, anunciou o Departamento de Comércio dos EUA em um comunicado.
14 empresas e entidades sancionadas têm sede na China e estão envolvidas na política contra uigures e outras minorias étnicas na região de Xinjiang, no noroeste do país, onde os EUA acusam a China de “continuar a cometer genocídio e crimes contra a humanidade”.
5 por ajudar o Exército chinês a adquirir lasers e outras tecnologias para modernizar suas Forças Armadas.
8 por exportar tecnologia americana para o Irã.
7 por envolvimento com militares russos.
“Continuaremos a usar agressivamente os controles de exportação para responsabilizar governos, empresas e indivíduos que tentam acessar itens de origem americana para atividades subversivas em países como China, Irã e Rússia”, afirmou a secretária de Comércio, Gina Raimondo.

Fonte: G1 Mundo