A nota não traz orientações para os cidadãos que moram em outras cidades. Rússia invadiu a Ucrânia na noite quarta-feira (23). Embaixada publicou recomendação para que brasileiros permaneçam em casa.
Reprodução/Internet
A Embaixada do Brasil na Ucrânia pediu para os brasileiros que moram em Kiev a ficarem em casa, exceto se houver ativação de sirenes.
A nota não traz orientações para os cidadãos que moram em outras cidades.
A recomendação é motivada pela invasão feita pela Rússia em território ucraniano na noite de quarta (23).
Em mensagem aos cidadãos por meio de um aplicativo de mensagens, a representação diplomática orientou os brasileiros a não se dirigirem à embaixada.
Cerca de 500 brasileiros vivem na Ucrânia. Veja quem são eles.
Invasão
Tanques entram na cidade de Mariupol, na Ucrânia, após Putin ordenar uma invasão do país
Reuters/Carlos Barria
A Rússia, com autorização de seu presidente, Vladimir Putin, iniciou, na madrugada desta quinta-feira (24) uma ampla operação militar para invadir a Ucrânia.
Há imagens de explosões e movimentações de tanques em diferentes cidades ucranianas. Putin disse às forças ucranianas que deponham as armas e voltem para casa.
“Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, ameaçou.
Resumo até o momento
a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia em diversos pontos do país
há relatos de explosões e ataques com mísseis em Kiev e Kharkiv, entre outras cidades
os militares ucranianos estariam tentando reagir
o presidente Zelensky pediu calma e instaurou lei marcial
unidades de guarda de fronteira e postos de controle estariam sob ataque nas regiões ucranianas de Luhansk, Sumy, Kharkiv, Chernihiv e Zhytomyr.
Fonte: G1 Mundo