Dias de incêndios fazem Palmas amanhecer mais uma vez encoberta com névoa seca

0
137

Paisagem embaçada é resultado das queimadas no entorno de Palmas. A serra de Taquaruçu registra focos de incêndio há mais de três semanas. Vídeos mostram fumaça tomando conta de Palmas pelas queimadas nas serras de Taquaruçu
Palmas amanheceu, mais uma vez, encoberta por uma névoa seca nesta segunda-feira (12). Fotos e vídeos mostram a capital debaixo de uma nuvem densa, com uma paisagem embaçada, que chamou atenção e tampou o brilho do sol.
Fotos feitas do distrito de Luzimangues mostram que a capital praticamente desapareceu. É praticamente impossível ver os prédios e o cenário bonito da cidade.
A fumaça somada à baixa umidade e à temperatura alta deixam o tempo ainda mais seco e abafado. Neste domingo (11), Palmas registrou mais de 40 graus e ficou no ranking das cidades mais quentes do país.
LEIA MAIS:
Fumaça encobre área urbana de Palmas e deixa apenas silhuetas de prédios visíveis
Força-tarefa segue combatedo incêndio em serras de Taquaruçu: ‘Quem mais sofre é a natureza’, diz bombeiro
Incêndio atinge vegetação na orla de Palmas e causa grandes labaredas
Outras imagens produzidas do alto de um prédio mostram como o dia está abafado. O céu azul deu lugar a uma paisagem acinzentada.
Nuvem de fumaça toma conta do céu de Palmas
Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera
“A fumaça tem a ver com a névoa seca. Como a gente está no período crítico, que já iniciou em agosto, esse acúmulo de material sólido que está no ar, não havendo vento, ele se acumula e gera a névoa seca”, explicou o coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente coronel Erisvaldo Alves
Nos últimos dias, uma série de incêndios em vegetação tem sido registrada em Palmas. A serra de Taquaruçu queima há mais de três semanas.
“Muitas vezes, o cidadão acha que é o mesmo foco de incêndio, só que não é. No começo da semana passada o pessoal estava centrado mais para uma região norte do distrito, na região da fazenda Ecológica. Logo depois, no dia sete de setembro, surgiu um mais para a região sul, na região do Vai Quem Quer e da tirolesa. O pessoal foi lá e combateu, esse foi extinto. Ontem surgiu um na região da [cachoeira da] Roncadeira, em direção à Santa Tereza. O pessoal se deslocou e está fazendo o combate”, afirmou o coordenador.
No dia 6 deste mês, um incêndio foi registrado em uma área de vegetação na orla de Palmas, próximo da Praia da Graciosa. Imagens feitas na região mostram grandes labaredas de fogo consumindo a vegetação e muita fumaça.
Palmas ‘desaparece’ ao ser encoberta por névoa seca
Patrício Reis/g1
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
.

Fonte: G1 Tocantins