Clima seco e umidade abaixo de 30% prejudicam a saúde e colaboram com o aumento nos focos de queimadas

0
186

Segundo meteorologista, umidade pode ficar nesse patamar nos meses de julho e agosto por causa de uma massa de ar seco. Inmet emite comunicado sobre a baixa umidade do ar no Tocantins; saiba mais
O mês de julho requer atenção especial à saúde, já que clima fica seco e a umidade relativa do ar cada vez mais baixa. Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade pode ficar abaixo de 30%, situação que afeta a saúde da população. Além disso, o clima favorece o aumento da queimadas no estado.
O professor Henrique Batista e sua família, que moram em Miracema do Tocantins, já sentem os efeitos do tempo de estiagem. “Irritação nos olhos, falta de ar. A temperatura a cada dia eleva e aí vem a indisposição e mau humor. Então isso afeta muito todo nosso organismo”, contou.
Segundo o meteorologista Cléber Sousa, a tendência é que o tempo continue dessa forma pelos próximos meses. “O domínio dessa massa de ar seco vai favorecendo ainda mais a queda da umidade no período da tarde. Então se a gente está em estado de atenção agora, ao longo de julho e agosto, a gente pode chegar em umidades em torno de emergência”, explicou.
Massa de ar seco favorece queda da umidade no período da tarde
Reprodução/TV Anhanguera
Como cuidados para minimizar os efeitos da baixa umidade no corpo, o meteorologista orienta que é preciso umidificar ambientes, beber bastante líquido e evitar fazer exercícios ao ar livre.
Aumento das queimadas
Outro problema que a baixa umidade e clima seco podem acarretar é no aumento dos focos de queimadas e até incêndios florestais.
Segundo monitoramento atualizado nesta sexta-feira (8), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desde o início do ano os satélites identificaram 3.189 focos, número que representa 12,5% do total de 25.501 registros no Brasil. Com esse dado, o estado segue no segundo lugar nos número de focos registrados no país.
“Isso preocupa porque podem estar acontecendo incêndios florestais e queimadas ilegais. Então a gente quer alertar a população para que não use o fogo como agente de limpeza. Se for fazer uma queimada, que ela seja autorizada, dentro do período e no horário certo e com os devidos cuidados”, alertou o major Alex Fernandes, do Corpo de Bombeiros.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins