Campanha de vacinação contra a poliomielite será encerrada com ação no Parque Cesamar

0
16

Atendimento será nesta sexta-feira (14), das 16 às 21 horas. Pais e responsáveis devem levar documento e cartão de vacinação da criança. Crianças com menos de 5 anos devem tomar a vacina
Divulgação/SES
A campanha nacional de vacinação contra a poliolielite, mais conhecida como paralisia infantil, será encerrada nesta sexta-feira (13). Em Palmas, a última ação vai acontecer no Parque Cesamar.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), equipes vão estar em uma van ofertando as doses 16 às 21 horas. O horário é para dar a oportunidade de imunizar mais crianças que ainda não estão protegidas contra a doença.
A dose em gotas, aplicadas em via oral, é obrigatória e deve ser ofertada para crianças menores de 5 anos. Para ser vacinada, os pais ou responsáveis devem ir até o parque com documentos de identificação e o cartão de vacinação. A ação é realizada em parceria com o Sesi.
A campanha começou no dia 27 de maio e a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) era vacinar um público de mais de 140 mil crianças dentro da faixa etária. O Dia D contra a doença foi realizado em 8 de junho nos 139 municípios tocantinenses.
LEIA TAMBÉM:
Campanha tem meta de vacinar mais de 140 mil crianças contra a poliomielite no Tocantins
Nos últimos quatro anos, o estado contabilizou cinco casos suspeitos da doença, conform dados da SES. Altamente contagiosa, pode ser transmitida por meio do contato com fezes ou secreções de pessoas contaminadas
Ela é causada pelo poliovírus, que paralisa os membros inferiores de pacientes diagnosticados. Diante da seriedade da doença, a vacinação é forma fundamental de prevenção.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins