Animal foi resgatado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e deve ser solto na natureza. O pássaro era um filhote. Moradores de Formoso do Araguaia aproveitaram a visita para registrar o momento. Tuiuiú aparece em Formoso do Araguaia e chama atenção de moradores
Um filhote de tuiuiú chamou atenção de moradores de Formoso do Araguaia, região sul do estado. O pássaro, símbolo do pantanal, foi encontrado na cidade e acolhido por moradores. Na zona urbana ele passava por casas, campo de futebol e chegou a fazer morada em um telhado.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Majestoso, o animal foi acolhido pelos moradores e durante a sua passagem recebeu peixes e comidas a base de milho. Apesar de ser alimentado pela população, o tuiuiú também buscava comida em latas de lixo e água em poças nas ruas e o estado de saúde dele preocupou órgãos ambientais.
“Aparentemente ele estava bem, mas a gente que conhece o animal sabe que ele não está bem. Como não está no seu habitat natural ele passa fome”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Gilmar Mendes da Silva.
Pássaro símbolo do pantanal passa por campo de futebol e chama atenção de moradores
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM
Raio mata bois que se abrigavam da chuva embaixo de árvore em fazenda no Tocantins
Animais são abandonados para morrer em lixão e voluntários pedem ajuda: ‘Não são descartáveis’
Fiscais apreendem 26 quilos de pescado, três tartarugas e aplicam multa de R$ 13 mil em operação no rio Araguaia
O animal foi resgatado no dia 15 de janeiro pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) com a ajuda de moradores. A dona de casa, Helena Miranda, conta que precisou usar um peixe para atrair o animal até chamar o resgate.
“A gente pegou um peixe e veio trazendo ele para casa, atraímos ele e depois ligamos para o Naturatins que prontamente veio resgatar ele. Para ele ficar na rua seria difícil. A gente quer que cuide dele mesmo”, explicou.
Tuiuiú faz morada em telhado de casa em Formoso do Araguaia
Reprodução/TV Anhanguera
Ninguém sabe de onde o animal veio, mas desde que chegou na cidade virou sucesso na comunidade. Quem vê o tuiuiú aproveita para tirar fotos do pássaro. O animal ainda é filhote, mas na fase adulta pode chegar 1,60 metro de altura.
“É uma ave pernalta do grupo das garças e dentro dessas aves é a maior que consegue voar. Tem uma envergadura de 1,60 metro de asas, de ponta a ponta. Esse animal que foi encontrado na comunidade é um filhote. Por algum motivo ele acabou ficando na cidade, foi acolhido, ganhou alimento e acabou ficando lá”, explicou o biólogo, Marcos Teixeira.
O filhote foi levado para o Centro de Faunas do Naturatins. Segundo o instituto, o pássaro passou por exames nesta quarta-feira (17). O quadro de saúde é estável e ele está se alimentando bem. O estado também informou que o tuiuiú precisa ser introduzido à natureza, mas que ainda será avaliado qual o local adequado para a soltura. A ave tem dimorfismo sexual e por enquanto não foi identificado se é macho ou fêmea.
Quem conviveu com a ave diz que o pequeno tuiuiú fará falta na cidade.
“Ele foi bem tratado, ele se alimentava bem tranquilo. Vou ficar com saudade de mais. Os meninos toda hora parando para tirar foto, filmando”, disse a moradora Jesura Viana.
Moradores tiram foto com tuiuiú, pássaro símbolo do pantanal
Reprodução/TV Anhanguera

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins