Entre as medidas adotadas também está a suspensão de atividade ao ar livre. O município não informou até quando a medida vai durar. Estudantes da rede municipal de Araguaína durante aula
Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína
A onda de calor que vem atingindo o Tocantins fez a Prefeitura de Araguaína, segunda maior cidade do estado, reduzir o horário de aula das escolas e creches municipais. A medida começa a valer na segunda-feira (25).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O município afirmou que a mudança é necessária devido ao calor excessivo e baixa umidade do ar, registrados nos últimos dias. Entre as medidas adotadas também está a suspensão de atividade ao ar livre.
O município não informou até quando a medida vai durar.
LEIA MAIS
Onda de calor: Inmet amplia alerta vermelho de grande perigo para 11 estados e o DF e o estende até terça (26)
VIDEO: estudante frita ovo no asfalto e faz farofa: ‘como economizar gás’
VÍDEO: Vira-latas caramelo entram em lojas para curtir ar-condicionado e fugir do calor
A onda de calor vem afetando vários estados do país há mais de uma semana. No Tocantins, o clima quente e seco também tem atingido os animais, que buscam formas de se refrescar. Em Araguaína, uma estudante conseguiu fritar um ovo só com o calor do sol.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que as temperaturas continuem altas nos próximos dias, no Tocantins e outros estados das regiões norte e centro-oeste. Os termómetros podem chegar a 45ºC.
Veja as medidas anunciadas pela Prefeitura de Araguaína:
No período da manhã, as aulas serão encerradas às 10h45. À tarde, serão finalizadas às 16h45;
Suspensão do recreio nas áreas externas das unidades, devendo os alunos permanecerem dentro da sala, em ambiente climatizado;
Suspensão das atividades educacionais ao ar livre com exposição direta ao sol, principalmente entre às 10h e 16h;
Orientação aos pais e responsáveis para vestir as crianças com roupas leves e de cores mais claras, além do uso do protetor solar;
Orientação para professore e auxiliares de sala estimularem os alunos a aumentar a ingestão de água;
Orientação aos professores para que mantenham portas, janelas e cortinas fechadas para evitar a entrada de calor e manter o ambiente climatizado pelo ar-condicionado.
Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins