Com as novas faixas, motociclistas podem se posicionar mais à frente dos carros, ao pararem nos semáforos. Palmas agora conta com faixa para motos nos semáforos
Novas faixas retangulares começaram a ser implantadas em semáforos de Palmas. Tratam-se de áreas de espera exclusivas para motociclistas. Uma delas foi pintada no início da avenida Teotônio Segurado. O objetivo é priorizar os motociclistas na abertura do semáforo, distanciando motos dos carros de passeio para ajudar na organização do trânsito e evitar colisões.
Na manhã desta quinta-feira (13), a TV Anhanguera foi até o local para mostrar o trânsito e explicar aos condutores de Palmas sobre as regras. Durante as imagens, a equipe mostrou que várias motocicletas pararam fora da área. Nem todos os condutores sabem a função das novas faixas.
O perito em trânsito, Francisco Soares, explicou que uma nova lei trouxe ao Código de Trânsito a definição dessa sinalização, destinada exclusivamente aos motociclistas.
Palmas agora conta com faixa exclusiva para motos
Reprodução/TV Anhanguera
“Essa área serve para que motocicletas, veículos de duas rodas, consigam se posicionar mais à frente, antes um pouco da faixa de pedestres, mais próximo do semáforo. Não é uma obrigatoriedade que a motocicleta se posicione nessa área. Se o motociclista estiver atrás no trânsito, ele não deve infringir normas para alcançá-la, porém se ele estiver em uma posição que dê para alcançá-la, ele deve se posicionar dentro dessa área porque facilita o trânsito para os demais condutores e também o coloca em uma posição privilegiada”, explicou o perito.
O objetivo é que o trânsito flua com mais facilidade. Na avenida Teotônio, a pintura da área ainda não foi concluída. A lei prevê que sejam feitos desenhos de motocicletas para sinalizar melhor e indicar que o espaço é destinado para elas.
“O CTB não elenca as ruas que podem se colocar essa área de espera, porém ele diz que deve ser colocado antes de uma faixa de travessia de pedestre e normalmente isso acontece em área de semáforo. A gente vai observar que, principalmente, nos grandes centros urbanos, isso é colocado em áreas de cruzamento, reguladas com semáforo”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins