VÍDEO: documentário feito meses atrás mostra encontro entre Bruno e Pelado, suspeito de assassinar ele e Dom Phillips

0
145

O vídeo mostra o principal suspeito, Amarildo da Costa Oliveira, pedindo em tom de hostilidade que Bruno e os demais “tomem seus rumos” ao se aproximarem de uma embarcação que praticava pesca ilegal. Vídeo da Al Jazeera mostra encontro entre Bruno e ‘Pelado’, meses antes do desaparecimento
Um vídeo, parte de um documentário produzido pela rede de TV “Al Jazeera” há alguns meses revela um breve encontro entre Bruno Pereira e o pescador Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “Pelado” que, segundo a Polícia Federal (PF), suspeito de ter assassinado o indigenista.
Na gravação é possível ver que o barco onde Bruno estava se aproxima da embarcação de Amarildo e o indigenista é alertado pelo pescador sobre a proximidade.
Desfecho trágico põe fim a angústia e inicia jornada por justiça, diz mulher do jornalista Dom Phillips
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em casa de suspeito de envolvimento nas mortes de Bruno e Dom no AM
O momento de tensão mostra Pelado, afirmando que a área toda é parte da zona de pesca da comunidade e que não está relacionada com a comunidade indígena local. Por último, pede em tom hostil que “tome seu rumo”, e a gravação se encerra.
Uma das linhas de investigação parte do pressuposto de que há uma rivalidade entre os pescadores da região e o indigenista, dedicado ao trabalho de proteção e preservação dos povos indígenas do Vale do Javari.
Policiais carregam saco contendo os restos mortais encontrados em Atalaia do Norte
REUTERS
Anteriormente, Pelado já apareceu em documentos da Univaja que relatavam que ele era uma das pessoas que estava fazendo ameaças a Bruno e ao povo Marúbo, etnia indígena habitante do local.
Vídeo mostra encontro de Bruno e Amarildo, suspeito do crime; documentário foi produzido meses atrás
Desdobramentos e confissão
Na quarta-feira (15), foram encontrados restos mortais em um local indicado por Amarildo, que está detido desde o dia 7 e confessou envolvimento no crime.
Segundo a PF, além de Amarildo da Costa Oliveira e seu irmão Oseney da Costa Oliveira, outras três pessoas estão sendo investigadas por ligação com o caso.
Manifestação em Bruxelas pede apoio ao projeto que visa regulamentar produtos provenientes de desmatamento
REUTERS
O delegado responsável pelo caso, Alex Perez, confirmou o cumprimento do mandado de busca e apreensão na casa de um dos suspeitos, sem especificar quem, em Atalaia do Norte.
Segundo uma fonte da PF, Pereira e Phillips foram mortos a tiros e tiveram os corpos queimados e enterrados.
O avião com os restos mortais encontrados no local das buscas deve chegar a Brasília na noite de hoje. A perícia deve começar a ser feita na sexta-feira e deve ficar pronta na próxima semana. Pela avaliação dos investigadores, será possível realizar um teste de DNA para a identificação dos restos mortais.

Fonte: G1 Mundo