Araguaína terá mudanças na estrutura de atendimento aos casos suspeitos de Covid-19

0
228

Casos suspeitos voltarão a ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento. Veja outras mudanças. Teste de Covid Araguaína
Marcos Neto/Ascom
A estrutura de tratamento da Covid-19 em Araguaína, no norte do estado, passará por mudanças a partir da próxima segunda-feira (7). A principal alteração é que o atendimento aos pacientes com sintomas de coronavírus, atualmente realizado no Hospital Municipal de Campanha (HMC), voltará para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no setor Araguaína Sul.
Segundo a prefeitura, a alteração é necessária para que a primeira etapa do prédio próprio do Hospital Municipal Eduardo Medrado, no Jardim das Flores, onde hoje funciona o HMC, tenha a implantação do Pronto Atendimento Infantil.
Além disso, com a redução no número de casos ativos e baixa procura por consultas e testes, o município também decidiu diminuir o número Unidades Básicas de Saúde (UBS) específicas para atendimento de pessoas com sintomas gripais.
A UBS Araguaína Sul, que fica ao lado da UPA, passará por adequação a partir da quinta-feira (10) para voltar a atender o programa de Estratégia Saúde da Família. O local vai reabrir na segunda-feira (14) para receber a demanda de pacientes com outras doenças, como hipertensão, diabetes e hanseníase, além de fazer exames preventivos como de DSTs e de câncer de mama e uterino.
Atendimento continua
Os moradores com suspeita de Covid podem se consultar e realizar o teste para Covid-19 na UBS José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Neste sábado (5) o plantão do fim de semana ainda será no Hospital Municipal de Campanha, mas depois da alteração no atendimento hospitalar também passará a ser realizado apenas na UPA.
A diretora técnica da UPA afirmou que a unidade está preparada para o retorno do atendimento dos casos de Covid.
“Já contamos com um isolamento para estes pacientes, que foi construído logo no início da pandemia. Os casos em que houver necessidade de internação clínica serão encaminhados ao HDO (Hospital Dom Orione). Pacientes graves, com necessidade de leito em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão encaminhados, via-regulação, para o Instituto Sinai ou HDO”, explicou Jullyana Alves.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins