Brasileiros em área de conflito na Ucrânia serão retirados, diz embaixador em Kiev

0
169

Região leste da Ucrânia tem sido alvo de ataques militares da Rússia ordenados pelo presidente Vladimir Putin Moradores da capital Kiev se refugiam em uma estação de metrô transformada em abrigo subterrâneo durante o conflito
Valentyn Ogirenko/Reuters
O embaixador do Brasil em Kiev, Norton Rapesta, disse nesta quinta-feira (24) à BBC News Brasil que os brasileiros que estão em regiões afetadas pelo conflito na Ucrânia serão evacuados.
O diplomata não deu detalhes sobre como essa evacuação seria feita. Os detalhes deverão ser divulgados nas próximas horas.
“Nós vamos evacuar os brasileiros. Jogadores de futebol. Todo mundo”, afirmou o embaixador por telefone.
Veja também:
Acompanhe ao vivo pelo g1 as notícias do ataque
Saiba quem é quem na crise entre a Rússia e a Ucrânia
Veja a repercussão da invasão russa à Ucrânia
A menção a jogadores de futebol foi em alusão a um grupo de brasileiros que jogam em times ucranianos que vieram a público pedir ajuda para deixar o país.
O embaixador afirmou que gravou um vídeo com os detalhes da operação de evacuação e que ele foi encaminhado ao Itamaraty. O órgão deverá, segundo ele, fazer a divulgação das orientações.
Ucrânia fechou o espaço aéreo, cancelando todos os voos civis por causa do “alto risco” à segurança
Reuters
A Ucrânia está sob ataque militar russo desde a madrugada desta quinta-feira (24).
Ao longo do dia, a Embaixada do Brasil na Ucrânia distribuiu orientações a cidadãos brasileiros que vivem no país. As recomendações foram para que, os que puderem, deixem o país.
Policiais inspecionam fragmentos de um míssil que caiu numa rua da capital Kiev, logo após Putin determinar a invasão da Ucrânia
Valentyn Ogirenko/Reuters
A embaixada também recomendou que os brasileiros que estiverem na região mais afetada pelos ataques tentem ir para Kiev e evitem locais próximos a instalações militares ou pontos de infraestrutura, como estações de energia ou internet.

Fonte: G1 Mundo