Variante ômicron do coronavírus é ‘muito transmissível’, diz cientista-chefe da OMS

0
209

Imagem do novo coronavírus
G1
A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, disse nesta sexta-feira (3) que a variante ômicron do coronavírus é “muito transmissível”.
Ela ponderou, no entanto, que as pessoas “não devem entrar em pânico” e que o mundo está “melhor preparado” com as vacinas desenvolvidas desde o início da pandemia.
“Até que ponto devemos ficar preocupados? Precisamos estar preparados e cautelosos, não entrar em pânico, porque estamos em uma situação diferente de um ano atrás”, disse a cientista.
Swaminathan conversou com jornalistas durante uma conferência organizada pela agência de notícias Reuters, e disse também que ainda é cedo para dizer se as vacinas precisarão ser modificadas.
Ômicron: o que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul
Sem mortes vinculadas à variante
Também nesta sexta, um porta-voz da OMS disse jornalistas que a organização não tem, até o momento, o registro de nenhuma morte vinculada à variante ômicron do coronavírus.
“Não vi nenhuma informação sobre mortes vinculadas com ômicron”, disse Christian Lindmeier.
Ele reconheceu, no entanto, que ainda é cedo para tirar conclusões e que muitos países aumentaram a realização de testes para detectar a presença dessa nova variante.
“Com certeza teremos mais casos, mais informações, e, tomara que não, possivelmente falecidos”, disse Lindmeier.
A nova variante, considerada preocupante pela OMS, foi registrada pela primeira vez no sul da África, mas já foram anunciados casos em quase 30 países de todos os continentes.
Entre os casos há contágios vinculados a viagens para o continente africano, mas também casos de transmissão local.

Fonte: G1 Mundo