Foram autuadas agências em sete cidades do Tocantins. Em um dos casos, cliente ficou mais de duas horas esperando atendimento. Clientes aguardando atendimento em agência bancária de Gurupi
Procon/Tocantins
Uma operação realizada pelo Procon Tocantins autuou 17 agências bancárias no Tocantins por irregularidades relacionadas ao tempo de espera dos clientes e falhas na emissão de senhas. As fiscalizações ocorreram em Palmas, Miracema, Paraíso, Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis, Araguaína e Tocantinópolis.
A operação, chamada Tempo Certo, foi realizada entre os dias 16 a 23 de novembro. As infrações foram aplicadas em Palmas (4), Colinas do Tocantins (4), Paraíso do Tocantins (3), Gurupi (3), Miracema (1), Porto Nacional (1) e Dianópolis (1).
De acordo com o Procon, foram 14 autos de infração por ultrapassar o prazo máximo de 20 minutos para atendimento dos consumidores.
“O maior tempo de espera encontrado foi no Banco do Brasil de Colinas que chegou há 02h01. O segundo maior tempo encontrado foi na Caixa Econômica Federal (CEF) de Porto Nacional com a marca de 01h05”, afirmou o gerente de fiscalização do Procon, Magno Silva.
Também foram feitas duas autuações por ausência de emissão de senhas. A última infração foi de agência que emitia a senhas sem informações obrigatórias como a data e horário de chegada do cliente.
As empresas autuadas agora terão o prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao órgão. O g1 solicitou um posicionamento dos bancos citados nesta reportagem e aguarda resposta.
O que diz a lei
A lei estadual diz que as instituições financeiras devem ter pessoal suficiente para atender os clientes dentro do prazo máximo de vinte minutos em dias normais e de trinta minutos em vésperas e após feriados.
Além disso, as senhas deverão ser emitidas contendo:
Nome e número da instituição
Número da senha
Data e horário de chegada do cliente
Instituições que não respeitem essas determinações devem ser denunciadas por meio do Disque 151 ou pelo Whats Denúncia 99216-6840. Para formalizar a reclamação, o consumidor também pode entrar no site Procon.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
