Mais de 120 mil pessoas devem receber o Auxílio Brasil no Tocantins

0
226

Neste mês de novembro, o auxílio será pago a quem já era beneficiário do Bolsa Família. Veja relatos de famílias vivem em situação de extrema pobreza em Palmas. Mais de 120 mil pessoas devem receber o Auxílio Brasil no Tocantins
No Tocantins, 120.371 pessoas devem receber o Auxílio Brasil, o antigo Bolsa Família. O benefício já começou a ser pago. Neste mês, o valor veio com reajuste de quase 20%.
Neste mês de novembro, o Auxílio Brasil será pago a quem já era beneficiário do Bolsa Família – exceto aqueles que, ao longo do mês de outubro, tenham deixado de atender as regras do próprio bolsa. Serão cerca de 14,6 milhões de beneficiários em todo o país.
Nesta quinta, recebem os beneficiários com número do NIS terminado em 1. Quem tem NIS terminado em outros dígitos receberá ao longo dos próximos dias.
Quem recebeu o Auxílio Emergencial, mas não recebia Bolsa Família, não está automaticamente incluído no Auxílio Brasil.
“As famílias que recebiam do programa Bolsa Família vão migrar automaticamente para o programa Auxílio Brasil, sem necessidade de fazer o novo cadastro. Há necessidade sim de manter o cadastro atualizado. Lembrando que as famílias que recebiam o auxílio emergencial e não recebiam antes o Bolsa Família ou não estão cadastradas no Cadastro Único precisam fazer o Cadastro Único para o governo federal fazer a seleção das que vão entrar no Auxílio Brasil”, explicou a assistente social Régina Mercês.
Famílias cadastradas no CadÚnico devem começar a receber o Auxílio Brasil
Reprodução
Na capital, mais de 40 mil pessoas estão inseridas no CadÚnico, mas cerca de 12.500 famílias estão com a ficha ativa, ou seja, irão receber o benefício.
“Quem tem o cadastro único e está há dois anos sem atualizar, precisa ir ao CRAS da sua abrangência atualizar o seu cadastro”, alertou a gerente doCadÚnico de Palmas, Terezinha de Jesus.
O valor médio neste mês será de R$ 224,41 por família. A dona de casa Elineuza Marinho está grávida e vive em um barraco com o marido e três crianças. São apenas R$ 349 para toda a família, por mês.
“As coisas estão muito caras no mercado, então a gente vive como pode, as vezes com ajuda, com cesta básica”.
Nesta quarta, ela e outras pessoas em situação de vulnerabilidade foram orientadas a atualizar o cadastro do governo federal. A dona Maria de Jesus vive em um barracão improvisado com mais seis pessoas, sendo cinco crianças, em Palmas. A única renda vem de benefícios do governo.
Com as chuvas, os problemas se agravaram. A água molha tudo o que eles têm. O almoço da família nesta quarta foi garantido graças às doações dos vizinhos. Ela conseguiu fazer arroz, feijão e pequi. A prateleira está praticamente vazia, só tem arroz e sal.
O dinheiro pago pelo governo ajuda no sustento. “Falta comida para nós. Às vezes eu não tenho nada para dar para meus filhos comer, nem lanche tem. Já passaram fome. Nem arroz para comer, o meu bichinho chora de manhã para beber um leite e não tem”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins