Presidente da Coreia do Sul cancela ida a Tóquio após comentário de diplomata: ‘Inaceitável’

0
246

Moon Jae-in iria para a abertura das Olimpíadas e teria na cidade a primeira reunião com o premiê japonês. Declaração de diplomata sobre o presidente coreano estar ‘se masturbando’ irritou autoridades, que desistiram da viagem. O presidente sul-coreano, Moon-Jae-in, em foto de agosto de 2019
South Korea Presidential Blue House via AP
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, desistiu de viajar a Tóquio para acompanhar a abertura dos Jogos Olímpicos e para ter o primeiro encontro oficial com o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, informou o gabinete do governo nesta segunda-feira (19).
O motivo foi um incidente diplomático entre os dois países que colecionam rivalidades: um diplomata da embaixada do Japão em Seul havia afirmado, segundo reportagem, que o presidente sul-coreano estava “se masturbando” ao descrever suas tentativas de melhorar relações entre os dois países.
Essa declaração saiu na imprensa na sexta-feira e repercutiu mal na Coreia do Sul. O gabinete de Moon afirmou que ele ficou “cético” sobre a viagem após o comentário “inaceitável” do diplomata japonês.
“O presidente Moon decidiu não visitar o Japão”, afirmou o secretário de imprensa, Park Soo-hyun, em entrevista coletiva, acrescentando que os dois lados exploraram maneiras de lidar com disputas históricas e aumentar a cooperação, mas não chegaram a um acordo.
“As discussões foram amigáveis e houve um progresso considerável, mas ainda não chegaram ao ponto de serem consideradas o resultado de uma cúpula, e levamos outras circunstâncias em consideração”, disse Park, sem entrar em detalhes.
Imagem noturna dos arredores do Estádio Olímpico de Tóquio, no Japão, nesta sexta (16), uma semana antes da abertura das Olimpíadas
Charly Triballeau/AFP
Moon enviará o ministro da Cultura à cerimônia de abertura das Olimpíadas na sexta-feira como chefe da delegação sul-coreana, disse seu gabinete, desejando ao Japão uma edição dos Jogos Olímpicos segura e de sucesso.
Do lado japonês, Suga se recusou a comentar a decisão de Moon. Porém, ele descreveu os comentários do diplomata japonês como “inadequados”.
VÍDEOS: Notícias internacionais

Fonte: G1 Mundo