Problema tem afetado os bairros da parte mais alta de Araguatins, no Bico do Papagaio. Prefeitura diz que trabalha para resolver situação, mas não diz quando vai normalizar. Moradores de Araguatins reclamam da falta de água, há dias
Moradores de bairros em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, estão enfrentando falta de água constantemente. Esse é o caso da Vila Cidinha, onde a população está impaciente. “As vasilhas estão todas sujas aqui. O pouco que tem água está em um pneu. Não sei se banho ou lavo as vasilhas’”, reclama a moradora Ivonete Moreira.
O problema tem afetados bairros da parte mais alta da cidade, principalmente durante o dia. Para ter água em casa, muitos moradores têm precisado andar por quilômetros. “Esses galões aqui eu busco eles a oito quilômetros. Tem um vizinho que tem um carro e aí ele me chama para irmos buscar água e não passar sede”, disse o Josivaldo Pontes.
O abastecimento da cidade é responsabilidade da própria prefeitura e vem sendo alvo de reclamação há bastante tempo. Em maio o município informou que uma bomba tinha queimado.
O problema até foi resolvido na época, mas dois meses depois voltou a incomodar a população. “Quando vem é de madrugada. Você tem que levantar 4h da manhã para encher vasilhas”, reclama a Maria Feitosa.
Moradores tiveram que buscar galões de água em outra parte da cidade
Reprodução/TV Anhanguera
O que diz o município
Em resposta sobre o problema o superintendente do Serviço Municipal de Saneamento de Água (Semusa), Rafael Oliveira, disse que a prefeitura está buscando soluções e que desde início do ano, fazem melhorias, mas até agora não conseguiram identificar o problema.
Segundo o município, a bomba foi trocada recentemente porque a antiga não tinha força pra chegar à parte alta da cidade. O problema seria causado pela baixa vazão e pressão da tubulação.
“Estamos trabalhando para resolver esse problema com mais rapidez e precisão. Colocamos uma bomba com vazão maior e melhor que leva para a caixa que distribui para esses setores e o mais rápido possível esse problema terá sido resolvido. As casas que ainda não foi restabelecia a água eu peço compreensão porque também devido à tubulação estar seca acaba demorando a rapidez da água”, disse.
Apesar disso, o superintendente não soube precisar quando exatamente o problema será resolvido.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins